quinta-feira, 31 de outubro de 2013

31 de Outubro, dia da Reforma Protestante.

Reforma Protestante foi um movimento reformista cristão iniciado no início do século XVI por Martinho Lutero, quando através da publicação de suas 95 teses, em 31 de outubro de 1517 na porta da Igreja do Castelo de Wittenbergprotestou contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica Romana, propondo uma reforma no catolicismo romano. Os princípios fundamentais da Reforma Protestante são conhecidos como os Cinco Solas

Martinho Lutero, Mestre de Artes, Mestre de Sagrada Teologia e Professor oficial da mesma, ensinava que a salvação não se consegue com boas ações, mas é um livre presente de Deus, recebida apenas pela graça, através da fé em Jesus como único redentor do pecador. Apesar disso, em suas teses não negava a necessidade da confissão, considerando-a necessária para o perdão. Sua teologia desafiou a autoridade papal na Igreja Católica Romana, pois ele ensinava que a Bíblia é a única fonte de conhecimento divinamente revelada. O Poder e eficácia das indulgências (perdão), conhecida como as 95 Teses, desafiou os ensinamentos da Igreja Católica quanto à natureza da penitência, a autoridade do papa e da utilidade das indulgências. As 95 teses impulsionaram o debate teológico que acabou por resultar no nascimento das tradições luteranas, reformadas e anabaptistas dentro do cristianismo. Este documento é considerado por muitos como um marco da reforma protestante. Os Cinco Solas são frases latinas que surgiram durante a Reforma Protestante e são princípios fundamentais da fé reformada.

Os Cinco Solas são:

I. Sola Fide (Somente pela Fé)
II. Sola Scriptura (Somente a Escritura)
III. Solus Christus (Somente Cristo)
IV. Sola Gratia (Somente pela Graça)
V. Soli deo Glória (Glória somente a Deus). 

Durante algum tempo alguns teólogos já tinham conhecimento dos fatos dentro da Igreja Católica no que se refere as indulgências, e discorriam sobre a problemática. Porém, aprouve ao DEUS SOBERANO em um determinado tempo intervir na história e levantar a um homem, até então, frágil, confuso, que foi criado num ambiente de austeridade e era espancado com frequência, que sofria angústia com histórias de demônios e feitiços. Seu nome, Martinho Lutero, sacerdote católico agostiniano que mais tarde tornaria-se o fundador do luteranismo, o maior vulto da Reforma Protestante. Com Lutero aprendemos que:

Sola Fide, a salvação recebida somente pela fé, sem qualquer interferência ou necessidade de boas obras. Ef. 2:8. "Porque pela graça sois salvos mediante a fé. Isto não provém de vossos méritos, mas é puro dom de Deus."

Sola Scriptura, a Bíblia é a única palavra autorizada e inspirada por Deus e, é única fonte para a doutrina cristã, sendo acessível a todos. II Tm, 3.16 "Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça."

Solus Christus, Cristo é o único mediador entre Deus e a humanidade, e que não há salvação através de nenhum outro. I Tm, 2.5 "Porque há um só Deus e há um só mediador entre Deus e os homens: Jesus Cristo, homem. 

Sola Gratia, a salvação vem por graça Divina ou "favor imerecido" apenas, e não como algo merecido pelo pecador. Ef. 2:8. "Porque pela graça sois salvos mediante a fé. Isto não provém de vossos méritos, mas é puro dom de Deus."

Soli deo Glória,  toda a glória é devida somente a Deus pois a salvação é realizada unicamente através de sua vontade e ação. Mt. 14.10 "Adorarás o Senhor teu Deus, e só a Ele servirás."

A DEUS seja a honra, glória, louvor e majestade pelos os séculos dos séculos, amém!

Ir. Grazianne =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário