terça-feira, 2 de julho de 2013

Catecismo de Westminster.

O que significa catecismo? Catecismo é um livro com perguntas e respostas, cuja doutrinação tem como objetivo trazer ensinos religiosos, científicos ou artísticos. 

O Breve Catecismo de Westminster foi formulado por Teólogos ingleses e escoceses da Assembleia de Westminster, no século XVII. É um catecismo resumido, de orientação calvinista, composto de 107 questões. Originalmente elaborado para uso com crianças, revela contudo, um conteúdo de grande valor, aplicável também para adultos.

Tenho como propósito trazer ao seu coração esses importantes e fundamentais ensinamentos. Teremos entre uma ou duas lições por dia. Não deixe de conferir!  

Breve Catecismo de Westminster
1

Pergunta 1: Qual é o fim principal do homem?

Resposta: O fim principal do homem é glorificar a Deus,1 e gozá-lo para sempre.2

Referências:

1 "Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!"(Rm 11.36); "Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus" (1Co 10.31); "a todos os que são chamados pelo meu nome, e os que criei para minha glória, e que formei, e fiz" (Is 43.7); "nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado" (Ef 1.5-6).


2 "Quem mais tenho eu no céu? Não há outro em quem eu me compraza na terra. Ainda que a minha carne e o meu coração desfaleçam, Deus é a fortaleza do meu coração e a minha herança para sempre"(Sl 73.25-26); "Porque nenhum de nós vive para si mesmo, nem morre para si. Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. Quer, pois, vivamos ou morramos, somos do Senhor" (Rm 14.7-8); "Todos os do teu povo serão justos, para sempre herdarão a terra; serão renovos por mim plantados, obra das minhas mãos, para que eu seja glorificado" (Is 60.21); "Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos [...] Pai, a minha vontade é que onde eu estou, estejam também comigo os que me deste, para que vejam a minha glória que me conferiste, porque me amaste antes da fundação do mundo" (Jo 17.22,24); "e a pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo SENHOR para a sua glória" (Is 61.3).


Via Blog: Teologia e Vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário